Investigação Criminal: A tentativa de assassinato do Prof. Egas Moniz
Skip Navigation LinksInício » Artigos » Investigação Criminal: A tentativa de assassinato do Prof. Egas Moniz

Investigação Criminal: A tentativa de assassinato do Prof. Egas Moniz

“Investigação Criminal: A tentativa de assassinato do Prof. Egas Moniz”, é o tema da iniciativa Café dos Direitos, organizada pela Livraria Almedina



Em www.oa.pt/Conteudos/Artigos, é divulgada a notícia:


A 14 de Março de 1939, no seu consultório na Rua do Alecrim, em Lisboa, António Egas Moniz foi alvo de um atentado a tiro. Embora tenha sido ferido com muita gravidade, o famoso neurologista sobreviveu e, dez anos depois, veio a receber o Prémio Nobel da Medicina. Por, já nessa altura, se tratar de uma figura pública, dado o seu passado político e o seu mérito científico, os jornais nacionais fizeram ampla cobertura do caso, comparando-o com o atentado que vitimara o psiquiatra Miguel Bombarda a 3 de Outubro de 1910. A investigação criminal esclareceu os factos, mas não impediu especulações, que ficaram latentes até hoje.

Rodolfo Lavrador, advogado, actual vice-presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, é filho de um investigador incumbido da resolução deste caso. Na sessão do Café dos Direitos deste mês, na próxima quinta-feira, dia 5 de Julho, às 19h, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, Rodolfo Lavrador irá revelar aspectos menos conhecidos pela opinião pública das circunstâncias deste caso e da investigação de que foi objecto.

 

>> Para mais informações:
Diogo Leal | dleal@almedina.net | livrariasalmedina@gmail.com | Tlm. 913 025 527


Data: 03-07-2012
v. 2.6.1-3 | 30/06/2023 10:06:01 - © Ministério da Justiça 2002 - 2024
Logotipo do Programa Operacional Fatores de Competividade