Competência, reconhecimento e execução de decisões judiciais a nível mundial
Skip Navigation LinksInício » Artigos » Competência, reconhecimento e execução de decisões judiciais a nível mundial

Competência, reconhecimento e execução de decisões judiciais a nível mundial

A Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, organização internacional dedicada à uniformização do direito internacional privado a nível mundial, está a estudar a viabilidade de elaborar regras de competência, reconhecimento e execução de decisões judiciais a nível mundial


Em http://www.dgpj.mj.pt/sections/noticias consta:

“A nível europeu existem já instrumentos internacionais que facilitam, em grande medida, a vida dos cidadãos e empresas que se deslocam e trabalham entre vários Estados, nomeadamente, o Regulamento Bruxelas I (que sucedeu à Convenção de Bruxelas) e a Convenção de Lugano.
 
Importa, agora, perceber se é possível elaborar um instrumento jurídico que satisfaça as mesmas necessidades e resolva o mesmo tipo de problemas nas relações com o resto do mundo. É neste contexto que se inscreve o “Judgements Project” ou “Projeto Decisões Judiciais”
 
Encontram-se em curso os trabalhos exploratórios e importa reunir toda a informação necessária para instruí-los, de forma a alcançar um resultado que efetivamente dê resposta aos problemas que atualmente se colocam. 
 
Todos os contributos são importantes para alcançar esse objetivo, mas a perspetiva da sociedade civil, nomeadamente, dos operadores económicos e dos práticos do direito assumem um relevo especial, uma vez que são quem se defronta, na prática, com as dificuldades que o Projeto Decisões Judicias se propõe obviar.
 
O questionário abaixo, preparado pelos serviços da Comissão Europeia, constitui uma ferramenta cujo objetivo é, precisamente, captar essa experiência, de forma sistematizada e célere.
 
O seu preenchimento não tomará mais do que 15 minutos e é extremamente importante para que as particulares necessidades da sociedade portuguesa possam ser levadas em devida conta. 
 
Colabore, preenchendo-o e enviado a sua resposta para o endereço de correio eletrónico gri@dgpj.mj.pt, preferencialmente até ao final do mês de Janeiro. 
 
Qualquer dúvida, não hesite em contactar a DGPJ através daquele endereço de correio eletrónico acima indicado ou do telefone 21 792 40 00.
 
Ficheiro Anexo: 
Questionário Questionário 82.79 Kb "

Data: 09-01-2013
v. 2.6.1-3 | 30/06/2023 10:06:01 - © Ministério da Justiça 2002 - 2024
Logotipo do Programa Operacional Fatores de Competividade