Encontros do Instituto Europeu: Abundância de Direitos em Tempo de Crise - 22 Janeiro
Skip Navigation LinksInício » Artigos » Encontros do Instituto Europeu: Abundância de Direitos em Tempo de Crise - 22 Janeiro

Encontros do Instituto Europeu: Abundância de Direitos em Tempo de Crise - 22 Janeiro

 

Encontros do Instituto Europeu: Abundância de Direitos em Tempo de Crise - 22 Janeiro pelas 18h 

 

Livraria Almedina do Atrium do Saldanha

 


Em www.oa.pt/Conteudos/Artigos consta:

 
 
 
“com Cunha Rodrigues e Teresa Pizarro Beleza
“Abundância de Direitos em Tempo de Crise”
 
 
O Conselheiro José Narciso da Cunha Rodrigues, que terminou recentemente as suas funções como juiz do Tribunal de Justiça Europeu, foi um dos magistrados que mais marcou a jurisprudência do mais alto europeu na primeira década do século XXI, ficando-se-lhe a dever um conjunto de acórdãos notáveis que abriram novos caminhos, designadamente em matéria de cidadania europeia, direito de residência e direitos sociais.
 
As suas finas análises de direito europeu  não surpreenderam em nada quanto se habituaram a ver nele não só um magistrado de excepção, mas um profundo analisador dos mecanismos da justiça, como ficou bem patenteado em obras como Em Nome do Povo ou Lugares do Direito.
 
Na sua longa carreira nas magistraturas judicial e do Ministério Público, que dirigiu por dezasseis anos, assim como nos doze anos no Tribunal de Justiça, Cunha Rodrigues sempre manteve um diálogo intenso com os meios académicos, procurando dar sempre a conhecer o seu pensamento à comunidade jurídica.
 
 
É uma especial honra para o Instituto Europeu poder acolher Cunha Rodrigues que traz aos Encontros do Instituto Europeu uma problemática do maior relevo e inovação, a da Abundância de Direitos em Tempo de Crise.
 
A esse propósito, não se pode esquecer a sua recente afirmação “... a rua, que os políticos se habituaram a considerar seraficamente como exercício saudável da liberdade de manifestação, vai encher-se cada vez mais de multidões que não são, como se quer fazer crer, meros indignados. São titulares de direitos inscritos nos mesmos textos que legitimam os que se sentam à mesa de Bruxelas”.
 
 
Numa sessão de inexcedível qualidade e actualidade e onde se multiplicarão questões e desafios fundamentais para os nossos dias, a Professora Doutora Teresa Pizarro Beleza concede-nos o privilégio de se juntar a essa reflexão.
 
Professora Catedrática e Directora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Teresa Pizarro Beleza é uma das mais fascinantes juristas e intelectuais portuguesas, renovando permanentemente o pensamento jurídico a abrindo caminhos de modernidade e progresso.
 
É com o maior prazer que convido V.Ex.ª a assistir a um debate de excepção, na próxima terça-feira, dia 22, pelas 18 horas, na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, juntando-se ao impressivo número de personalidades que se reúnem em torno das iniciativas do Instituto Europeu.
 
 
 
Eduardo Paz Ferreira
 
> Mais informações 
IDEFF - Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal
Alameda da Universidade - Faculdade de Direito * 1649-014 Lisboa
+ 351 217 962 198 / + 351 961 497 070
 
ideff@fd.ul.pt * www.ideff.pt "

Data: 18-01-2013
v. 2.6.1-3 | 30/06/2023 10:06:01 - © Ministério da Justiça 2002 - 2024
Logotipo do Programa Operacional Fatores de Competividade