Rede Nacional de Centros de Arbitragem Institucionalizada publicada em DR
Skip Navigation LinksInício » Artigos » Rede Nacional de Centros de Arbitragem Institucionalizada publicada em DR

Rede Nacional de Centros de Arbitragem Institucionalizada publicada em DR

Logótipo do Diário da República Eletrónico

Foi publicado hoje, em Diário da República, o Decreto-lei nº 60/2011, que cria a Rede Nacional de Centros de Arbitragem Institucionalizada (RNCAI) e estabelece as formas e critérios de financiamento e avaliação dos centros que a integram.


Trata-se de mais uma medida com vista à eficiência operacional da Justiça, tornando-a mais acessível aos cidadãos, através da promoção da arbitragem. Essa opção foi acolhida na Resolução do Conselho de Ministros nº 11/2011, de 4 de Março, que aprovou as orientações e medidas prioritárias a adoptar no sector da Justiça.

A criação da RNCAI tem como objectivos principais assegurar o funcionamento integrado dos centros de arbitragem institucionalizada enquanto mecanismos de resolução alternativa de litígios, agregar os centros de arbitragem institucionalizada na mesma lógica de funcionamento e promover a utilização de sistemas comuns, a adopção de uma mesma imagem e a implementação de procedimentos uniformes.

A RNCAI integra todos os centros de arbitragem institucionalizada que sejam financiados pelo Estado em mais de 50% do seu orçamento anual ou em montante inferior, mas com carácter regular, nos termos a definir através de protocolo.

Em matéria de procedimentos, a RNCAI assegura a uniformização das actividades de prestação de informações escritas, telefónicas ou presenciais através dos centros que a integram e a coordenação das actividades de reencaminhamento dos reclamantes para outras entidades. Assegura, ainda, a uniformização da instrução dos processos de reclamação no âmbito de cada um dos centros, de prestação de serviços de mediação e conciliação, nos centros que os disponibilizem e de apoio aos tribunais arbitrais que a integram.

No que diz respeito à partilha de informação, a RNCAI dinamizará a consulta e a partilha de dados estatísticos entre os centros de arbitragem e o Estado, para efeitos de monitorização do desempenho e controlo do financiamento público, mediante a utilização de ferramentas informáticas adequadas.

Por último, o Decreto-Lei fixa, ainda, um conjunto de indicadores, bem como os elementos ponderadores, que permitem avaliar o desempenho de cada centro de arbitragem e medir a sua contribuição para a prossecução do interesse público.


Gabinete de Imprensa do Ministério da Justiça
06 de Maio de 2011
Ficheiro Anexo:
 Perguntas & Respostas 26.1 Kb


Data: 06-05-2011
v. 2.6.1-2 | 30/06/2023 10:06:01 - © Ministério da Justiça 2002 - 2024
Logotipo do Programa Operacional Fatores de Competividade