Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem
Skip Navigation LinksInício » Artigos » Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

 


Decorreu nos dias 18 a 20 de abril de 2012 a Conferência de Alto Nível sobre o futuro do Tribunal Europeu dos Direito do Homem. Consulte a declaração final desta Conferência que afirma a responsabilidade dos Estados de aplicarem os direitos e princípios consagrados na Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

 

Bandeira do Conselho da Europa

 

 

Nos passados dias 18 a 20 de abril, decorreu em Brighton (Reino Unido) a Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. A conferência foi organizada pela presidência britânica do Comité de Ministros do Conselho da Europa para discutir a reforma do Tribunal, na esteira da Conferência de Interlaken (2010) e de Esmirna (2011). Reuniu ministros e outros representantes dos 47 Estados Partes do Conselho da Europa, conscientes da necessidade de encontrar medidas suscetíveis de melhorar a eficiência do Tribunal e fazer face ao número crescente de queixas apresentadas, a maioria das quais inadmissíveis.

 

A conferência incluiu uma troca de impressões sobre o modo de implementação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem ao nível nacional.

 

A Declaração de Brighton, adotada no final da conferência, reafirma o compromisso dos Estados Partes com a Convenção e o Tribunal, dando grande ênfase à responsabilidade que incumbe aos Estados de aplicarem, em primeira linha, os direitos e princípios consagrados na Convenção.

 

 


Data: 26-04-2012
v. 2.6.1-1 | 30/06/2023 10:06:01 - © Ministério da Justiça 2002 - 2024
Logotipo do Programa Operacional Fatores de Competividade